Resumo

A atividade física é um comportamento que pode ser influenciado pelas características do ambiente. O tempo livre no recreio oferece uma oportunidade para a participação das crianças em atividades físicas desenvolvendo seus padrões motores, autoconfiança para o movimento e o fortalecimento das relações sociais. As facilidades disponibilizadas pela escola podem influenciar a forma como os escolares usam o tempo do recreio. O objetivo deste estudo foi analisar quais características do ambiente escolar podem estar associadas com o nível de atividade física de crianças das séries iniciais do ensino fundamental durante o período do recreio. Caracterizase como um estudo transversal, observacional de base escolar por conglomerados. Participaram do estudo, crianças de 1º, 3º e 5º ano (n=356, 51% meninos) de 20 escolas municipais de São José dos Pinhais-PR, próximas a 10 Núcleos de Esporte e Lazer (duas de cada). As características do ambiente escolar foram avaliadas por meio da ferramenta “Auditoria na escola”. A atividade física a nível individual foi avaliada de forma objetiva por acelerometria (wGT3X-BT) utilizando os pontos de corte sugeridos por Evenson et al., (2008). Para caracterização da amostra e das características da escola utilizou-se a estatística descritiva. Para testar associação entre a atividade física individual com as características do ambiente escolar foi utilizada a regressão linear multinível considerando as características individuais (nível 1) e as características do ambiente escolar (nível 2). As análises foram realizadas nos softwares SPSS versão 23.0 e STATA versão 13.0 mantendo o nível de significância em 5%. A média de duração do recreio foi de 15 minutos e o tempo em atividades físicas foi de 10,6 (±2,4) minutos por dia. O número de estruturas funcionais em média foi de 12,0 (±6,0). Não foram observadas associações entre a atividade física de intensidade leve e moderada com as variáveis ambientais da escola. As atividades de vigorosa e de moderada à vigorosa intensidade foram associadas as variáveis ambientais: áreas para esporte e percentual do espaço disponível para a prática de atividades físicas tanto no modelo bruto quanto no modelo ajustado para as variáveis individuais. As variáveis individuais que estiveram associadas com atividade física de vigorosa intensidade foram o sexo feminino (β- 0,48 p<0,001) e o percentual de gordura (β-0,04 p=0,001). Para atividade física de moderada à vigorosa intensidade as mesmas variáveis individuais apresentaram associação significante (β-0,77 p<0,001, β-0,47 p=0,011), respectivamente. Conclui-se que as atividades físicas de vigorosa e de moderada a vigorosa intensidade estão associadas com as variáveis ambientais área para esportes e percentual de espaço disponível para a práticas de atividades físicas na escola. Estes resultados podem contribuir para justificar a ampliação e melhoria dos espaços e estruturas para a prática de atividade física das escolas.

Acessar