Características dos Factores de Auto-estima, Orientação Motivacional e Stress Pré-competitivo Jogadores de Futebol de Equipas Que Militam na 1ª Divisão da Cidade de Maputo
Por Vicente Alfredo Tembe (Autor), André Carlino Alpaca (Autor), Filipe Quefasse Fumbeco (Autor), Noemia Luciano de Castro (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O estudo teve como objectivo caracterizar factores influentes de auto-estima, orientação motivacional e stress pré-competitivo em futebolistas da 1ª divisão da cidade de Maputo. A amostra foi constituída por 109 futebolistas com idade compreendida entre os 18 e 38 anos. Aplicou-se os questionários da auto-estima versão de Vasconcelos-Raposo & Freitas (1999), orientação motivacional desenvolvida por Fernandes & Vasconcelos-Raposo (2010) e ansiedade pré-competitiva desenvolvida Chagas (1995). Foi assumida a distribuição dos indicadores nos factores etiquetados pelos autores supracitados. O factor de auto-estima negativa apresenta M±DP=3.40±1.33 e o factor de auto-estima positiva M±DP=2,46±1,28. O factor da orientação motivacional ego apresenta M±DP=2,87±1 e orientação motivacional tarefa apresenta M±DP=2,27±1. O factor stress pré-competitivo somático apresenta M±DP=3,01±1,31, stress pré-competitivo cognitivo apresenta M±DP=2,61±1,39 e stress pré-competitivo auto-confiança apresenta M±DP=2,61±1,32. Os resultados levaram a concluir que os factores predominantes nos futebolistas da 1ª divisão da cidade de Maputo são a auto-estima negativa, orientação motivacional para ego e stress pré-competitivo somático.