Resumo

A pesquisa se refere ao balanço crítico da produção do conhecimento em Educação Física (EF), em nível de teses e dissertações no Estado de Alagoas, especificamente as produzidas pelos professores que atuam nas Instituições de Ensino Superior (IES). É ligada a uma pesquisa matricial realizada em rede de colaboração entre universidades do Sudeste (Unicamp, Ufscar), Sul (FURB) e Nordeste (nos nove estados da região), que recoloca a necessidade de ampliação de estudo anterior , verificando impactos da pós-graduação do Sudeste, onde se concentram 60% dos programas de pós-graduação (PPG) do país, em especial no Estado de São Paulo, que produz a maior parte das dissertações (47.1%) e teses (72.1%) na área. Expomos no presente resumo os resultados conclusivos do primeiro ciclo da pesquisa que versa sobre a caracterização geral da formação dos professores dos cursos de EF do Estado de Alagoas e as tendências para a formação de novos profissionais. O pressuposto central para a crítica é a compreensão de como se dá a formação humana, para o que o trabalho educativo (objeto da formação profissional) tem papel fundamental: é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens (SAVIANI, 2008, p. 13). Assim impõe-se o confronto do conhecimento acumulado com as necessidades de formação humana a que responde, quando no modo de produção capitalista se estabelece uma formação cada vez mais esvaziada e fragmentada, que em Alagoas se expressa, por exemplo, nos altos índices de analfabetismo.
 

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