Características da Formação dos Professores dos Cursos de Educação Física de Alagoas: Tendências e Possibilidades Para a Formação Profissional
Por Joelma de Oliveira Albuquerque (Autor), Rayza Krys Rodrigues de Souza Barbosa (Autor), Genivaldo Damasceno Santos Júnior (Autor), Petra Schnneider Lima dos Santos (Autor), Holange dos Santos Silva (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A pesquisa se refere ao balanço crítico da produção do conhecimento em Educação Física (EF), em nível de teses e dissertações no Estado de Alagoas, especificamente as produzidas pelos professores que atuam nas Instituições de Ensino Superior (IES). É ligada a uma pesquisa matricial realizada em rede de colaboração entre universidades do Sudeste (Unicamp, Ufscar), Sul (FURB) e Nordeste (nos nove estados da região), que recoloca a necessidade de ampliação de estudo anterior , verificando impactos da pós-graduação do Sudeste, onde se concentram 60% dos programas de pós-graduação (PPG) do país, em especial no Estado de São Paulo, que produz a maior parte das dissertações (47.1%) e teses (72.1%) na área. Expomos no presente resumo os resultados conclusivos do primeiro ciclo da pesquisa que versa sobre a caracterização geral da formação dos professores dos cursos de EF do Estado de Alagoas e as tendências para a formação de novos profissionais. O pressuposto central para a crítica é a compreensão de como se dá a formação humana, para o que o trabalho educativo (objeto da formação profissional) tem papel fundamental: é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens (SAVIANI, 2008, p. 13). Assim impõe-se o confronto do conhecimento acumulado com as necessidades de formação humana a que responde, quando no modo de produção capitalista se estabelece uma formação cada vez mais esvaziada e fragmentada, que em Alagoas se expressa, por exemplo, nos altos índices de analfabetismo.