Integra

INTRODUÇÃO:

Com o crescimento das atividades aquáticas em todo o Brasil e a quantidade de estabelecimento que surgem a cada ano o Grupo de Estudos em Ciências do Esporte observou uma excelente oportunidade em fazer este levantamento caracterizando essa modalidade. Com o objetivo de caracterização dos espaços aquáticos e suas modalidades, suas características, suas condições físicas e trabalhista para uma melhor caracterização das atividades aquáticas em Campo Grande.

METODOLOGIA:

Este estudo fez parte de um projeto maior, cujos dados foram coletados por alunos do 3º ano de Educação Física matutino de 2003 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte dos requisitos assumidos na disciplina de Natação I. A pesquisa foi de caráter descritiva-exploratória, pois conforme Thomas e Nelson(2002), ela busca expor fatos ou dados estatísticos a realidade, e podendo, através destas informações solucionar problemas e melhorar práticas. Participaram desta pesquisa 39 entidades que atuavam com atividades aquáticas em escolas, clubes e academias na cidade de Campo Grande-MS durante o primeiro semestre de 2003. A coleta dos dados foi realizada por meio de: questionários contendo questões fechadas e por observação dos locais de pesquisa pelos avaliadores no qual relataram sua observação pessoal do local avaliado. Para apresentação deste trabalho focalizou-se na característica geral dos estabelecimentos avaliados
RESULTADOS:

Constatou-se que das 39 entidades pesquisadas, que apenas 3 eram conveniadas, 35 eram da iniciativa privada e 1 era pública; onde 36 entidades possuem alvará da prefeitura, 36 alvará sanitário e 35 estão ligados ao CREF-MS; diante do registro do responsável 17 estão ligados ao MEC, 29 ao CREF-MS e apenas 1 com Registro Estadual; foi feito um levantamento para verificar o números de funcionário e estagiários onde foi feita uma media geral, na limpeza 2.38, professores/profissionais 8.30, estagiários 0.70, nenhum estagiários 24, nenhum administrativo 4 e nenhum da limpeza 5; aos avaliadores ficou o trabalho de descrever as impressões gerais dos estabelecimento onde no atendimento pessoal 33 acharam bom e 6 ruim, no atendimento por telefone 32 bom e 7 ruim, higiene geral 33 bom e 6 ruim, estética 36 bom e 3 ruim, localização 33 bom e 6 ruim, recomendariam 35 sim e 4 não; nos itens de segurança como extintores 28 possuíam e 11 não possuíam, profissionais salva-vidas houve falha na pesquisa, bóias 25 sim e 14 não, cordas 23 sim e 16 não, circuito interno de tv 5 sim e 34 não e armário com cadeado 17 sim e 22 não; em relação à estrutura do local avaliado, iluminação 28 boa e 11 ruim, ventilação 34 boa e 5 ruim, acesso a portadores de necessidades especiais (PNE) 17 possuíam e 22 não possuíam e piso 34 bom e 5 ruim; banheiros a avaliação considerou a higiene geral 34 bom e 5 ruim e se possuía adaptação para PNE 9 possuíam e 30 não possuíam.
CONCLUSÕES:

Com esse levantamento observamos a qualidade das intuições que trabalham com atividade aquáticas em Campo Grande  MS, assim pôde ser feito um raio-x das condições de trabalho, do mercado e da estrutura de trabalho. A maioria das entidades buscam estar registradas aos órgãos públicos de legalização, mas ainda não são todas, o que significa um dado importante, pois se conclui que existem entidades irregulares que estão funcionando. Observa-se um bom número das condições estruturais das entidades, isso se deve pela maioria das instituições avaliadas serem particulares com fins lucrativos. Outro item importante que se deve ter atenção é na questão segurança, pois os dados mostraram uma displicência dos responsáveis no que se refere a esse item. Poucas entidades abrem espaço para estagiários ou ainda não se preocupam em estar inserindo novos profissionais na área. Menos da metade das instituições avaliadas não possuem condições para receber portadores de necessidades especiais. Com isso concluímos que as entidades de atividades aquáticas de Campo Grande possuem boas condições para funcionamento, mas que muito pode ser feito para uma melhor condição de trabalho tanto para o profissional quanto aos usuários.