Características Mecânicas de Tatames Utilizados no Judô
Por Sebastião Iberes Lopes Melo (Autor), Saray Giovana dos Santos (Autor), Milton José Cinelli (Autor), Noé Gomes Borges Junior (Autor), Roberto Müller Heidrich (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 3, 2004. Da página 227 a 238
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar as características físicas e mecânicas de diferentes tatames de judô. A compreensão do comportamento destas variáveis é importante para determinar as características desejáveis destes materiais para que a segurança dos praticantes seja melhorada, tendo em vista o elevado número de quedas do judoca. Foram selecionados, intencionalmente, sete tipos de tatames, sendo seis sintéticos e um de palha. Um pêndulo balístico instrumentado com um acelerômetro foi utilizado para determinar um conjunto de variáveis que descrevem as propriedades físicas dos tatames. Os dados foram tratados com a estatística descritiva, inferencial (análise da variância e o teste de comparação múltipla de Tukey) e a correlação de Pearson a p £ 0,05. Os resultados indicam que: a) os coeficientes de restituição (CR) dos tatames analisados são altos, com média de 0,60; b) o tatame “C” apresentou o maior valor de impacto (g) transmitido na interação pêndulo versus tatames (36,54 g) e o “F” o menor (24,24 g); c) constatou-se alta correlação negativa (r= -0,80) dos CRs com os valores de impactos (g). Os resultados do estudo indicam que os tatames “A” e “F” são os recomendáveis para amortecimento de quedas no judô, e, ainda, apontam que há necessidade de mais investigações levando em consideração um maior número de variáveis, tais como: análise da composição química dos materiais, a densidade e a resiliência. UNITERMOS: Judô; Coeficiente de restituição; Impactos; Tatames.