Características e Modificações no Conhecimento Durante a Intervenção Profissional em Educação Física
Por Jeane Barcelos Soriano (Autor), Silvia Cristina Nakamura (Autor), Adriana Aparecida (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Muitos ensaios e críticas que permeiam a área de conhecimento da educação
física tem sido publicados, porém o estudo da intervenção do profissional,
propriamente dita, ainda se encontram num estágio inicial, sobretudo
daquelas que são realizadas no campo fora da escola. Nos parece ser
imprescindível para o direcionamento de um curso de educação profissional
a obtenção de informações sobre o mecanismos que estão por trás da
intervenção junto à programas de atividade física. Portanto, o objetivo deste
estudo será o de: a) verificar as características e modificações que vão se
re a l i z a n d o, d u ra n t e o d e s e nvo l v i m e n t o d e p ro g ra m a s, j u n t o a o
conhecimento empregado pelo profissional; e b) identificar as fontes de
conhecimentos aplicados dos profissionais de educação física junto à
programas de atividade física. Para compreender esses aspectos, que se
concretizam num cenário dinâmico, foi utilizada metodologia qualitativa
de pesquisa, a partir da qual procuramos empreender um estudo tipo
etnográfico. Participaram do estudo dois profissionais de educação física,
atuantes em programas de atividade física para adultos, os quais vêem sendo
observados, em nosso projeto, há 4 meses. Em nossas análises preliminares,
pudemos detectar alguns aspectos peculiares relacionados à organização
das intervenções, tais como a relações entre vários tipos de conhecimentos
como: formas de utilização e distribuição dos materiais, aproveitamento
do espaço de trabalho, utilização de conhecimento formal como conceitos
e sistematização de ações, a inter-relação de princípios e representações
que permeiam a atuação do profissional de Educação Física e os códigos
estabelecidos entre o profissional e o usuário. Concluímos que entender o
que faz parte da educação física como um grupo profissional é compreender
o seu papel social, suas demandas, seus conteúdos e estrutura, que se
relacionam de forma dinâmica e fazem parte das representações culturais
que a Educação Física tem para os profissionais e para a sociedade.