Resumo

Identificar a associação entre características pessoais e ambientais de crianças com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Participaram 42 pais, 32 professores e 42 pré-escolares (3,4±0,5 anos). Como instrumentos foram utilizados o Movement Assessment Battery for Children 2 (MABC-2), o Teste de Maturidade Mental Columbia (EMMC), o Questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP), o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), o Swanson Nolan and Pelham IV Scale (SNAP-IV), o Questionário de percepção de pais/responsáveis sobre habilidades motoras, acadêmicas, emocionais e comportamentais e o Early Years Movement Skills Checklist. Na análise foi utilizado o teste Shapiro Wilk e Regressão Logística Binária (p<0,05). Os resultados demostraram diferença estatisticamente significativa para as seguintes características associadas às crianças com persistência de TDC: 1) características pessoais: o peso ao nascer, a idade de sentar, o desenvolvimento cognitivo, os problemas de linguagem e os problemas de conduta; 2) características ambientais da família: a união estável dos pais, a melhor qualidade do ambiente domiciliar; 3) no ambiente escolar o nível de escolaridade do professor. Conclui-se que as crianças que nasceram com maior peso, que apresentaram desenvolvimento cognitivo superior, vivem com pais em união estável, que possuem professor de sala especialista e apresentaram menores chances de persistir no TDC.

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