Resumo

A partir de um questionário aberto que buscava conhecer as percepções de estudantes do curso de Educação Física em relação as suas características pessoais, foram retirados 75 indicadores que foram utilizados na elaboração de um questionário fechado, aplicado a 238 estudantes de Educação Física da UFSM. Foi solicitado que assinalassem as características pessoais que acreditavam possuir ao realizarem a escolha pelo curso de Educação Física e não por outro. Entre as 15 características pessoais mais citadas, predominam as sócio-afetivas (ser amigo, companheiro, criar boas relações, valorizar os amigos, ser sociável, ser sincero, ter interesse, ser justo, ser solidário, ter integridade moral, ter gosto pela prática esportiva, ser responsável) seguidas das intelectuais (ter opinião própria, ser inteligente, ter imaginação) e das físicas (ter boa saúde). Esta tendência se mantém no decorrer da hierarquia de incidência já que até o 50s posto 10% delas são físicas, 32% intelectuais e 58% sócio-afetivas. Estes resultados não surpreendem pois a incidência dos indicadores do estudo de Hopf (1997) eram, na sua maioria, características sócio-afetivas. Um dos determinantes da escolha profissional é a avaliação que a pessoa faz de seus próprios interesses e capacidades, estando relacionada com as características pessoais e estilo de vida. Será que é esta imagem que a Educação Física está passando? O que leva os ingressantes a apontarem principalmente as características sócio-afetivas em detrimento das intelectuais e das físicas? Acredita-se que além das características próprias da idade em que estes estudantes se encontram, a Educação Física é responsável pela sua imagem.