Características Psicométricas Inicias do Psychological Characteristics Of Developing Excellence Questionnaire em Contextos Desportivos: Estudo Preliminar de Adaptação e Validação da Versão em Língua Portuguesa
Por José Fernando A. Cruz (Autor), Filipe Teixeira (Autor), Jorge A. Castro (Autor), Ricardo Teixeira (Autor), Isabel Fernandes (Autor), Rui Sofia (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo visou analisar as características psicométricas iniciais do “Questionário das Características Psicológicas para o Desenvolvimento da Excelência” (QCPDE), originalmente desenvolvido por MacNamara e Collins (2011; “Psychological Characteristics of Developing Excellence Questionnaire”). Este instrumento é constituído por 59 itens distribuídos por seis fatores: (a) apoio para sucesso a longo prazo, (b) visualização utilizada durante o treino e a competição, (c) dificuldades/necessidades de coping face a pressões de performance e desenvolvimentais, (d) capacidade de organização e envolvimento em prática/treino de qualidade, (e) avaliação de desempenhos e trabalho dos “pontos fracos” e (f) apoio dos outros para competir de acordo com o potencial. O estudo foi realizado junto de uma amostra de 291 atletas, com idades compreendidas entre os 14 e os 36, de ambos os sexos. Os participantes competiam em diferentes escalões competitivos de variadas modalidades individuais e colectivas (canoagem, andebol, futebol, futsal, basquetebol, atletismo e kickboxing). Os resultados das análises univariadas e multivariadas realizadas, sugerem uma estrutura factorial muito próxima da versão original e reflectem os bons índices de fidelidade e a validade de constructo desta versão inicial em língua Portuguesa, evidenciando características psicométricas iniciais muito promissoras deste novo instrumento. Os resultados são apresentados e discutidos sugerindo-se não só pistas para a investigação futura desta medida geral de competências psicológicas, mas também as suas potenciais implicações para a investigação no domínio do desenvolvimento de talentos e da excelência no desporto.