Características sociodemográficas, autoavaliação de saúde e suas relações com índice de massa corporal em mulheres idosas
Por Leandra de Aquino (Autor), Karollyni Bastos Andrade Dantas (Autor), Fabiana Rodrigues Scartoni (Autor), Rafaela Cristina Araújo-Gomes (Autor), Lúcio Flávio Gomes Ribeiro da Costa (Autor), Estelio Henrique Martin Dantas (Autor).
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo correlacionar as variáveis Índice de Massa Corporal (IMC) com as variáveis aspectos sociodemográficos e Autoavaliação de Saúde (AE). Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado com 31 idosas. Dados sociodemográficos foram coletados durante a anamnese. Foi realizada também avaliação antropométrica e para a Autoavaliação de Saúde (AA) foi aplicado o protocolo SF-36 na versão brasileira. Observou-se que a média do grupo foi classificada como sobrepeso (= 28,12±4,97 kg/m2), quanto ao AS, foi satisfatório nas três dimensões: Saúde Física (=76±15 pontos), Saúde Mental (=72±11) e AS Total (=73±12). Foram observadas correlações entre o IMC e a EA total (r = 0,874, p < 0,0001, alta correlação) e também com vários dados sociodemográficos. Esse resultado pode ter ocorrido porque a maioria dos participantes é ativa, controla o estresse e não tem hábitos prejudiciais, como tabagismo e consumo de álcool.