Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar o funcionamento de um grupo de crianças em situação de atendimento psicopedagógico, através da análise da interação das crianças e da psicóloga e das atividades desenvolvidas; procurando desenvolver procedimentos de análise que se mostrem adequados ao estudo de pequenos grupos. Participaram deste estudo uma psicóloga e seis crianças que apresentavam dificuldades na aquisição da leitura-escrita. As sessões de grupo foram gravadas em vídeo e os dados analisados quanto a atividades propostas; episódios de contato interativo; iniciador do episódio de interação e a quem se dirige; sequenciação interna do episódio de interação; disposição de cada criança com relação ao episódio de interação e conteúdo das verbalizações. Os resultados mostraram que os contatos interativos tendiam a serem breves, do tipo iniciativa-resposta, sendo os contatos individuais mais longos e extensos do que os grupais; no entanto, estes tinham maior participação em número de crianças. A psicóloga iniciou mais contatos interativos, coordenou as atividades e foi o alvo de atenção das crianças, denotando ter um papel preponderante na condução do grupo. A atuação das crianças foi mediada pela presença da psicóloga. A participação das crianças em cada atividade foi muito diversificada, sendo que elas se mantinham ou envolvidas com o episódio de interação ou ocupadas com seu próprio trabalho. O tema central da conversação foi orientado para a tarefa.

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