Caracterização de Adolescentes de Escola Publica, em Relação Ao IMC, Aptidão Cardiorrespiratória e Comportamento Sedentário
Por Daniele Ferreira (Autor), Oscar Henrique de Souza (Autor), Bianca Regina de Oliveira (Autor), Luciana Gassenferth Araujo (Autor), Tânia Regina de França (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A adolescência é definida pela OMS, o período entre 10 e 19 anos, onde ocorrem modificações corporais, estruturais, psicológicas e ambientais. Estudos apontam uma grande preocupação no comportamento sedentário de adolescentes, sendo este um fator de risco para doenças crônicas como obesidade, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. A aptidão cardiorrespiratória e o Índice de massa corporal (IMC) são considerados os principais componentes da aptidão física relacionada à saúde. Objetivo: associar a composição corporal, a aptidão cardiorrespiratória e comportamento sedentário de adolescentes da rede pública da zona leste de SP. Métodos: a amostra foi composta por 124 escolares, sendo 69 meninos e 55 meninas, com idade entre 11 e 14 anos matriculados no ensino fundamental II da rede pública da Zona Leste de SP, a composição corporal foi mesurada peso (kg), estatura (cm), IMC (Kg/m2), VO2 pelo yoyo test 2 (ml/kg.min) e o comportamento sedentário pelo (IPAQ Curto 8) (min/sem). Análise estatística: a análise estatística utilizada foi descritiva média e desvio padrão, para normatização dos dados foi utilizado Kolmogorov Smirnov e para as associações foi utilizado o coeficiente de correlação de Sperman rho, foi adotado um nível de significância de p <0,05. Resultados: Pode-se observar nas meninas existência de uma correlação leve (,25) entre VO2 e idade, correlação negativa (-,30) entre VO2 e TS.fs e nos meninos correlação (,31) entre VO2 e idade e (,41) entre VO2 e altura. Entre VO2 e (peso, TS semana e IMC), não houve correlação significativa (tabela 1). Conclusão: Houve uma leve tendência ao aumento do TS fim de semana tanto para meninas quanto para os meninos, embora para as meninas esta resposta possa estar associada com o sobrepeso encontrado no IMC. As correlações relacionadas ao VO2 , a idade e a altura estão de acordo com o esperado.