Resumo
O objetivo deste estudo foi "Analisar as características do desenvolvimento físico, motor e psicossocial de pré-escolares de Florianópolis-SC., destacando a importância da pré-escola enquanto meio capaz de estimular e aprimorar o desenvolvimento integral da criança". Fazem parte da pesquisa, a Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, o núcleo de Educação Infantil Nagib Nabor e o Colégio Estadual Presidente Roosewelt de Florianópolis-SC. Os sujeitos foram. 106 crianças de ambos os sexos, matriculados na pré-escola, no ano de 1998, e seus pais. A seleção da amostra é do tipo intencional, e o processo de amostragem probabilístico (SELLTIZ et alii, 1975). O estudo compreende duas etapas. A primeira, uma pesquisa descritiva diagnóstica com a participação dos pais e professores dos alunos. A segunda, um estudo diagnóstico sobre o desenvolvimento físico e motor dos pré-escolares. Para verificação da coordenação dinâmica das mãos, coordenação dinâmica geral, motricidade fina, equilíbrio, rapidez, organização, estruturação espaço temporal e lateralidade, foi utilizado o protocolo de testes constante da Escala de Desenvolvimento Motor EDM (ROSA NETO, 1996). O crescimento foi avaliado quanto ao peso e estatura e o estado nutricional através do critério de WATERLOW (1976), cujo padrão de referência foi o NCHS. Na fase descritiva, a coleta de dados, foi obtida através de um questionário padronizado, auto-aplicável, previamente testado quanto a validade, clareza e fidedignidade. (MELO, 1995). Adotou-se todos os procedimentos necessários para a realização da pesquisa. Os dados foram tratados através da estatística descritiva, mediante a análise das distribuições das freqüências simples e percentuais, distribuição percentílica e análise da variância. Os softwares, Excel, Epi-info 6.0 e PED foram utilizados para auxiliar no tratamento dos dados. O crescimento físico dos pré-escolares revela uma disposição normal, quando comparados com os índices do NCHS, embora um pouco inferior. Este resultado indica que, embora as variáveis de ordem econômica apresentada pelos participantes sejam bastante inferiores ao esperado, não têm exercido influência direta sobre o potencial da estatura. As crianças de maneira geral, apresentam, médias de peso inferiores aos de referência, apontando a grande maioria para a desnutrição, resultado superior a todos os estudos referenciados. A análise do processo de desenvolvimento motor parece apresentar níveis abaixo dos desejados para as idades investigadas, na maioria dos testes executados. Com base nestes resultados conclui-se que as crianças manifestam para o crescimento físico, traços de um potencial genético favorável para a estatura brevilínea, e que as variáveis de ordem socioculturais atuam como fatores negativos, comprometendo o crescimento e favorecendo a desnutrição. Os resultados da análise do desenvolvimento motor, nos levam a inferir que, as crianças apresentam características semelhantes em todas as habilidades, com um índice normal médio, demonstrando que necessitam de um programa especial, que favoreça as vivências com atividades motoras, visando estabelecer os deficits motores apresentados.