Caracterização do Perfil de Jovens Jogadores de Futebol: Uma Análise das Habilidades Técnicas e Variáveis Antropométricas
Por Luiz Guilherme Cruz Gonçalves (Autor), Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz Aquino (Autor), Hugo Tourinho Filho (Autor), Enrico Fuini Puggina (Autor).
Em Motricidade v. 12, n 2, 2016. Da página 22 a 37
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar as variáveis antropométricas, maturação biológica e as características técnicas de jovens futebolistas. 151 jogadores das categorias de base foram avaliados para estatura, massa corporal e dobras cutâneas, Pico de Velocidade de Crescimento (PVC) e testes específicos. Foram encontradas diferenças de sub-09 à sub-13 para % de gordura, e sub-09 a sub-14 para estatura, massa corporal, massa gorda e passe à parede. O PVC foi diferente entre as categorias sub-09 a sub-16. Ademais, diferenças foram encontradas entre o sub-09 a sub-13 para condução de bola, e sub-09 a sub-15 no controle de bola. Conclui-se que a antropometria, a maturação biológica e a habilidade técnica podem ser influenciadas pelo crescimento e desenvolvimento inerentes à infância e adolescência.