Caracterização dos Cursos de Handebol nas Instituições de Ensino Superior Públicas
Por Heloisa Helena Baldy dos Reis (Autor), Rafael Moreno Castellani (Autor).
Em Conexões v. 10, n 2, 2012. Da página 103 a 120
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo traçar o perfil dos cursos de handebol oferecidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) brasileiras a partir dos professores participantes do II Encontro Nacional de Professores de Handebol. Foi aplicado um questionário contendo 10 perguntas entre questões fechadas e abertas que permitiram caracterizar os traços gerais do perfil dos professores(as) e dos cursos de handebol. Os resultados apontaram que a maioria dos professores participantes da pesquisa já foram handebolistas, possuem formação de especialistas ou mestres e lecionam nos cursos de licenciatura. Os perfis dos cursos diferem entre si numa série de aspectos, como: número de disciplinas, carga horária, alunos matriculados, conteúdos ensinados e métodos de ensino. A pesquisa concluiu que há um desconhecimento das novas produções na área, sobretudo pelo emprego equivocado de certos termos e metodologias, fato que ratifica a importância de continuidade do Encontro Nacional de Professores de Handebol e/ou de um investimento na atualização por parte dos professores pesquisados.