Caracterização dos Esports na Colômbia Até 2020
Por Martha Cecilia Sandino Rodriguez (Autor), Johan Sinisterra Herrera (Autor), Derlyn Rocío Hoyos González (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 11, n 3, 2021.
Resumo
Nos últimos 15 anos começou uma era conhecida como "sociedade da informação e do conhecimento" (Vera, 2015). Prova disso é o desenvolvimento extensivo das tecnologias de informação na Colômbia, que moldou toda uma indústria de eSports que gerou oportunidades empresariais e receitas significativas. Noutros países como a Espanha, onde as questões de eSports existem há mais tempo, a tendência tem sido positiva em termos económicos e sociais: estima-se que 3 em cada 4 crianças entre os 8 e os 13 anos tenham uma consola de jogos de vídeo em casa, e joguem em média 25 minutos por dia, ou o equivalente a 152 horas por ano (Castillo, 2007). Da mesma forma, The Pew Internet & American Life Project estima que 8 em cada 10 crianças americanas têm uma consola de jogos em casa, que mais de metade tem 2 ou mais, e que 66% dos jovens jogam ou descarregam jogos online (Lenhart, 2007). No entanto, ao comparar os números acima na Colômbia, é possível notar um atraso tecnológico que marca uma distância dos países europeus e norte-americanos onde há um boom no eSports, onde já são considerados oficiais. Este artigo visa apresentar uma caracterização da indústria do eSports na Colômbia até 2020, a fim de contribuir para a formalização destes desportos no país, que estão actualmente a experimentar uma popularização maciça a partir de diferentes esferas sociais. Esta investigação foi realizada a partir de uma abordagem descritiva: foi realizada uma entrevista com o presidente da Federação Colombiana de eSports (Fedecolde), foi feita uma revisão do conteúdo do website desta entidade, e as suas bases de dados foram acedidas para identificar proligas e proclubes que são constituídos a nível nacional por departamentos e municípios. Foi também útil delinear um perfil dos jogadores a partir de um inquérito em linha, e estabelecer as partes interessadas que têm estado ligadas à Federação. Pode concluir-se que a indústria de eSports na Colômbia está a incubar a sua melhor parte: tem ganho gradualmente aceitação na sociedade e os jovens estão a voltar a sua atenção para este tipo de iniciativas que oferecem diversas possibilidades de crescimento económico e diferentes práticas culturais