Resumo

Introdução: A inserção de jovens com deficiência no esporte e nos jogos escolares é uma realidade, porém existem barreiras para que se possa garantir sua participação. Objetivo: identificar os fatores ambientais que podem atuar com barreiras ou facilitadores ao esporte de competição do adolescente com deficiência física. Método: Participaram 9 adolescentes, entre 12 e 17 anos, competidores de natação, tênis de cadeira de rodas, bocha e futebol de 7, respondendo a 4 instrumentos de pesquisa. Resultados: 8 adolescentes se sentiam aceitos, 7 se mostraram encorajados pelos cuidadores e 7 se sentiam geralmente isolados e sozinhos. Dos participantes, 6 têm a renda classificada em B2, 4 conheciam políticas públicas sobre esporte e 6 não conheciam as de concessão de TA. 3 participantes relataram que a TA auxiliou pelo conforto e 2 relataram que dificultou devido às medidas e à estética. Sobre acessibilidade, 6 necessitavam utilizar carro para irem aos treinos. Conclusões: Os mesmos fatores ambientais podem atuar como barreiras ou facilitadores na participação da pessoa com deficiência. As práticas e pesquisas com esporte devem ir além do objetivo de reabilitação ou causas de lesões e serem discutidas a partir da ocupação e participação social.

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