Caracterização Funcional dos Secretários de Esporte do Ceará: Análise Sociodemográfica e Organizacional das Ações Municipais Voltadas Ao Esporte e Ao Lazer
Por Basílio Rommel Almeida Fechine (Autor), Thaylane Bastos Santos Fechine (Autor), Samara Moura Barreto Abreu (Autor), Andreyson Calixto Brito (Autor), Márcia de Paula Sousa (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 11, n 4, 2021.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o perfil dos secretários de esporte municipais de 17 cidades do Estado do Ceará, identificando a situação sociodemográfica, organizacional e funcional desses gestores. A metodologia utilizada teve como parâmetro norteador uma análise quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário específico, respondidos por uma amostragem de 17 secretários municipais do estado do Ceará, catalogados no período de 2016 a 2019. Para a interpretação descritiva e estatística das variáveis utilizou-se o Microsoft Office Excel 2020 e o SPSS 2020. Dentre um dos resultados encontrados, evidenciou-se que os gestores cearenses se apresentaram, na maioria, como do sexo masculino, com idade média compreendida entre 31 e 40 anos, casados, com curso superior de graduação/pós-graduação e naturais do município gerenciado. Atuando em secretárias de esporte específicas. Nos mesmo estudo, apontou-se para a necessidade da inclusão da mulher, no campo da gestão municipal do desporto, via criação de alguma política pública que fomente a valorização do sexo feminino. Para isso, projetos sociais devem existir como fortalecimento ao referido público, apontando para uma tríade de disseminação desses valores, iniciando primariamente no ambiente familiar, e secundariamente na escola e alicerçando-se no campo acadêmico como atributos invioláveis.