Caracterização e Tipologia de Academias no Brasil: Um Estudo Exploratório
Por Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
O mercado de academias é crescente no país e a pesquisa e o conhecimento relativo ao setor ainda carece de informações. Estudos têm sido desenvolvidos quanto a aspectos de marketing e gestão, mas especialmente no que se refere ao porte das academias no Brasil não existe consenso entre diferentes autores acerca de critério de classificação de porte (AGUIAR, 2007; ROTH, 2007; FURTADO, 2008; CORRÊA; FERREIRA, 2009; SCHWENGBER et al., 2010). A presentes pesquisa, exploratória e descritiva, teve como objetivo descrever as características das academias do Brasil em função de diferentes critérios de porte. Os dados foram levantados através de formulário eletrônico junto a 186 gestores de academias. Foram analisadas as distribuições porcentuais dos dados obtidos em relação às variáveis: área, número de alunos, número de funcionários e faturamento segundo critérios nacionais e internacionais de classificação. Concluiu-se que os critérios disponíveis não são adequados para classificar o porte de academias brasileiras e que são necessários outros estudos na área considerando a combinação de variáveis.