Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar o padrão de tempos e complexos de rally no voleibol escolar. Foram analisadas 52 partidas, todas em vídeo gravadas em câmera digital. Os tempos dos ralis foram analisados ​​juntamente com seus intervalos, e os complexos, bem como as ações nos ralis foram quantificados e caracterizados. Os resultados mostram que o voleibol escolar possui um tempo de intervalo entre os ralis 2,5x maior que o tempo do rali, caracterizando-o como um esporte intermitente de curta duração e alta intensidade. As equipes mais jovens e femininas realizaram menor número de complexos e ações, reduzindo o tempo de rali, mas tiveram mais intervalos entre os ralis, promovendo menor densidade de partidas. O padrão de tempos de rally, frequências de tipo complexo e número de ações no voleibol são semelhantes aos do jogo de alto rendimento. Também foi possível observar que o tempo de intervalo não se alterou entre os tempos dos ralis. Porém, diferem quanto ao número de complexos por rally e à densidade de tempo jogado por apresentarem tempos de rally mais longos e intervalos mais curtos. Conclui-se que o voleibol escolar Sub-17 masculino apresenta mais semelhanças com os padrões de ralis e complexos como o voleibol de alto rendimento.

Acessar