Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar uma prática pedagógica de lazer na natureza vivenciada por alunos da disciplina Recreação e Lazer na Sociedade, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. Essa experiência se deu por dois caminhos metodológicos, ocorridos simultaneamente. Ao mesmo tempo em que os graduandos puderam proporcionar vivências de lazer às crianças da comunidade quilombola denominada Abacatal, localizada no entorno da Área de Proteção Ambiental Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Metrópole da Amazônia (que abrange quatro municípios da região metropolitana da Grande Belém: Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel), por meio da elaboração e realização de oficinas de lazer que proporcionassem uma educação pelo e para o lazer (MARCELLINO, 1987) e uma educação ambiental (SATO, 2012; SORRENTINO, 2012); esses mesmos discentes puderam vivenciar experiências diversificadas que se deram a partir da organização coletiva vivências de interação com o meio ambiente, atividades de aventura em trilhas diurnas e noturnas, entre outras.
 

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