Resumo

Introdução:

O monitoramento da carga de treinamento deve ser considerado para facilitar os resultados e evitar o excesso de treinamento no CrossFit®.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi examinar a frequência cardíaca (FC), a percepção de esforço (RPE) e as respostas da carga interna em cada segmento de uma sessão de CrossFit®.

Métodos:

Estudo transversal observacional. Quinze homens saudáveis com pelo menos seis meses de experiência de treinamento recreativo de CrossFit® participaram deste estudo. Sete sessões não consecutivas de CrossFit® que consistiram em segmentos de mobilidade, aquecimento, habilidade e treino foram realizadas com um mínimo de 48 horas entre as sessões. As modalidades de exercício das sessões foram constantemente variadas de acordo com o modelo de programação de treinamento CrossFit®. A FC foi medida a cada dois minutos ao longo de cada sessão e a FC pico, a FC média e a RPE depois de cada segmento e a RPE de cada sessão foram registradas.

Resultados:

A FC aumentou significativamente durante cada segmento das sessões de treinamento (p < 0,01), exceto entre os segmentos de aquecimento e habilidade (p = 0,180). A FC média total da sessão foi 65,1 ± 5,4% da FCmáx e a FC pico foi 95,3 ± 4,1% da FCmáx. A RPE e a carga interna aumentaram significativamente em cada segmento (p < 0,05). Enquanto as medidas de intensidade aumentaram durante o treinamento de CrossFit®, as respostas da FC diferiram da RPE e da carga interna.

Conclusão:

Ao mudar de um segmento para outro, a FC diminuiu abaixo da FC pico do segmento anterior, o que mostra que o tempo gasto na mudança entre os segmentos de treinamento influenciou a FC média de toda a sessão. Nível de evidência III; Estudo de caso controle; Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar