Resumo

Objetivamos comparar as representações de corpos masculinos e femininos nos sites das academias de ginástica da Zona Sul e Norte do município do Rio de Janeiro. O método é do tipo descritivo e de natureza qualitativa, utilizando como técnica a análise de imagens. O corpo masculino apresentou relativa distinção em suas formas de exposição. O apelo social e estético a este corpo se manifesta nas formas musculosa, forte e potente, geralmente durante a execução de exercícios com pesos elevados para membros superiores. Já o feminino, para além da sensualidade explícita em todas as imagens, apresenta diferentes formas corporais: na Zona Sul o corpo exibido é magro, longilíneo e definido, enquanto na Zona Norte aparece também uma mulher forte e musculosa. Concluímos que corpos femininos e masculinos são postos à mostra de formas distintas, reproduzindo estereótipos ainda mantenedores da dominação masculina.

REFERÊNCIAS

Mauss M. Sociologie et Anthropologie. Paris: PUF; 1993.

Le Breton D. La sociologie du corps. Paris: PUF; 2016.

Boltanski L. Los usos sociales del cuerpo. Buenos Aires: Periferia; 1975.

Bourdieu P. La dominación masculina. Barcelona: Editorial Anagrama; 2000.

Bourdieu P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero; 1983.

Goldenberg M, Ramos MS. O corpo carioca (des)coberto. In: Castilho K, Galvão, D, organizadores. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera; 2002.1:111-25.

Malysse S. Em busca dos (h)alteres-ego. In: Goldenberg M, organizador. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record; 2007. 2:79-137.

Goldenberg M, Ramos MS. A civilização das formas: o corpo como valor. In: Goldenberg M, organizador. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record; 2007. 2:19-40.

Santos SF, Salles AD. Antropologia de uma academia de musculação: um olhar sobre o corpo e um espaço de representação social. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2009;23:87-102.

Acessar