Carreira Docente em Educação Física: Uma Abordagem Sobre a Qualidade de Vida no Trabalho de Professores da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Por Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 19, n 1, 2008.
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) percebida pelos professores de Educação Física da rede pública estadual do RS, considerando os diferentes ciclos de desenvolvimento profissional que caracterizam a carreira docente. Participaram da investigação 380 professores de Educação Física, selecionados de forma estratificada proporcional e aleatória. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio (QVT-PEF). Os resultados evidenciaram elevados níveis de satisfação dos professores em relação à sua QVT, entretanto, a dimensão remuneração e compensação foi a única em que os professores manifestaram-se insatisfeitos em todos os ciclos de desenvolvimento profissional. Conclui-se que com o avanço na carreira, os professores estão mais satisfeitos com a QVT.