Carreira Docente na Educação Básica: Percepções de Professores de Educação Física Escolar do Magistério Público da Bahia
Por Juarez Vieira do Nascimento (Autor), William das Neves Salles (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Cristiano de Santanna Bahia (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 2, 2018. Da página 289 a 300
Resumo
Investigaram-se percepções de professores de Educação Física escolar acerca da carreira docente, considerando suas características pessoais, acadêmicas e profissionais. Os dados dos questionários foram analisados descritiva e inferencialmente no software SPSS 21. A maioria dos 65 professores investigados está satisfeita com a escolha da profissão e tem expectativa de continuar na docência, apesar da insatisfação com a remuneração. Enquanto os professores mais experientes escolheram a docência pela vocação, os menos experientes optaram pela docência em decorrência das aulas de Educação Física escolar que vivenciaram. Os professores casados estão menos satisfeitos com a escolha da profissão e com a remuneração, quando comparados com seus pares solteiros, viúvos ou divorciados.