Carta ao Comitê Organizador do XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa: em Defesa da Arte e da Literatura nas Ciências do Desporto e na Educação Física
Por Teresa Marinho (Autor), Rafael Guimarães Botelho (Autor), Alfredo Gomes de Faria Junior (Autor), Helena Bento (Autor).
Em XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Nós, professores e pesquisadores pertencentes ao movimento da Lusofonia abaixo listados, manifestamos nosso apoio ao fortalecimento das pesquisas e atividades que veiculem e disseminem os componentes da Arte e da Literatura no âmbito do Desporto e da Educação Física. No decorrer do XVI Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (2016), ficou manifesta, por meio da exposição de Artes Plásticas “EM JOGO, Desporto, Arte e Lusofonia”1 , a importância da Arte e da Literatura, ação que se aproximou das iniciativas realizadas na segunda e na terceira edição do movimento, em que vimos as primeiras exposições artísticas e publicações inéditas: “O desporto na arte” (1991; 1992)2 . Não obstante, no que tange às diversas linhas temáticas que foram estabelecidas na XVII edição (2018), a Arte e a Literatura foram olvidadas enquanto corpus teoricus que constituem uma área temática. Por esta razão, cabe a seguinte indagação: • Por que estamos olvidando e ignorando manifestações tão insignes como a Arte e a Literatura no âmbito do Desporto e da Educação Física?