Integra
02 de outubro de 2025,
Considerando a participação do Observatório Global de Atividade Física (GoPA!) desde o primeiro dia no grupo que defende a criação de uma política nacional de atividade física no Brasil.
Considerando a definição expandida de atividade física adotada pelo GoPA! (Hallal PC, Lee IM, Sarmiento OL, Powell KE. The future of physical ac3vity: from sick individuals to healthy popula3ons. Int J Epidemiol. 2024 Aug 14;53(5):dyae129. doi: 10.1093/ije/dyae129. PMID: 39327916; PMCID: PMC11427673).
Considerando a necessidade de políticas de atividade física que sejam sensíveis ao contexto em que as pessoas vivem, defendida pelo GoPA! (Ramirez Varela A, Hallal PC. Does every move really count towards beger health? Lancet Glob Health. 2024 Aug;12(8):e1215-e1216. doi: 10.1016/S2214-109X(24)00173-6. Epub 2024 Jun 25. PMID: 38942043.)
Considerando que o Brasil já dispõe de uma política ampla de promoção da saúde, que incorpora temas relacionados à atividade física.
Considerando que o Brasil já dispõe de um Plano de Enfrentamento às Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, que incorpora temas relacionados à atvidade Física.
Considerando o histórico do Observatório Global de Atividade Física (GoPA!) que, desde a primeiraversão dos country cards (2015) advoga para que os países tenham planos específicos de atividade física.
Considerando que, a partir da terceira edição dos country cards, recentemente publicada, aspolí3cas de atividade física são classificadas como ideais quando são específicas, ao invés de combinadas com outros temas e termos.
Considerando que o Brasil se encontra em posição intermediária (cor amarela) em termos de políticas de atividade física, conforme a terceira versão dos country cards, recentemente publicado (hgps://new.globalphysicalac3vityobservatory.com/card-2/?country=BR), exatamente por não teruma polí3ca específica de atividade física.
O GoPA! defende que o Brasil priorize a construção de uma Política Nacional de Atividade Física. A inclusão de outros temas e termos na politica (por exemplo: promoção da saúde, doenças e agravos não-transmissíveis, práticas corporais, obesidade, etc) descaracteriza a especificidade necessária para a política de atividade física. Necessariamente, a política deverá dialogar com tais temas e termos, mas sem perder a especificidade necessária de uma politica focada em atividade física.
Sem mais para o momento,
Atenciosamente,
Michael Pratt , Pedro Hallal, Andrea Ramirez Varela