Cartografias do futebol gay no brasil: mapeamento de grupos, competições e espaços esportivos
Por Yasmin Bortoli Führ (Autor), Nicole Marceli Nunes Cardoso (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 17, n 69, 2025.
Resumo
O futebol tem historicamente sido um espaço de reprodução de normas heteronormativas, dificultando a inclusão de corpos dissidentes no esporte. Nesse contexto, times e competições de futebol gay surgem como formas de resistência e criação de novos espaços de pertencimento para a população LGBTQIAPN+. O presente estudo tem como objetivo mapear os grupos, competições e espaços nos quais o futebol gay é praticado no Brasil, oferecendo uma cartografia das dinâmicas territoriais dessa prática esportiva. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa de análise documental de regulamentos, mídias sociais e cobertura jornalística. Os resultados indicam que o futebol gay no Brasil se estrutura majoritariamente em grandes centros urbanos, com concentração significativa nas regiões Sul e Sudeste, refletindo desigualdades regionais na prática esportiva inclusiva. Além disso, as análises digitais revelam que os times utilizam as redes sociais para fortalecer sua identidade coletiva e desafiar normas do futebol tradicional. A cobertura midiática, embora crescente, ainda marginaliza o tema, restringindo-se a eventos pontuais. Conclui-se que o futebol gay é um fenômeno em expansão, mas enfrenta desafios relacionados à institucionalização, ao financiamento e à visibilidade. O estudo reforça a importância da cartografia social como ferramenta para compreender a territorialização de práticas esportivas dissidentes e para embasar políticas que ampliem o acesso ao esporte para a população LGBTQIAPN+.
Referências
-Almeida, R. Cartografias sociais: metodologia e aplicação nos estudos urbanos. São Paulo. Annablume. 2021.
-Bale, J. Sports Geography. New York. Routledge. 2003.
-Caudwell, J. Sport, gender and sexuality: feminisms and queer theory. London. Routledge. 2011.
-Camargo, W.X. Futebol LGBTQIAPN+ no Brasil: uma etnografia dos sentidos e disputas políticas em campo. São Paulo. Hucitec. 2024.
-Camargo, W.X. Futebóis em movimento: sexualidades, subjetividades e tensionamentos no circuito esportivo da Champions Ligay. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2024.
-Dunning, E. Sport matters: sociological studies of sport, violence and civilization. London. Routledge. 1986.
-Elias, N. Introdução. In: Elias, N. A busca da excitação. Lisboa. Difel. 1992.
-Harley, J.B. Deconstructing the Map. Cartographica. Vol. 26. Num. 2. 1989. p. 1-20.
-Jesus, G. Futebol e diversidade: masculinidades e representações na Champions Ligay. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília. 2019.
-Ligay. Site oficial da Ligay. Disponível em: https://plataforma.sporti.com.br/ligay. Acesso em: 16/10/2024.
-Magnani, J.G.C. Etnografias urbanas: quando o campo é a cidade. Petrópolis. Vozes. 2009.
-Magnani, J.G.C.; Spaggiari, E.; Nogueira, M.H.V.G. Etnografias urbanas: quando o campo é a cidade. Petrópolis. Vozes. 2023.
-Magrath, R. Inclusive masculinities in contemporary football: men in the beautiful game. London. Routledge. 2017.