Resumo

Objetivo do estudo: Mapear roteiros de cicloturismo no território brasileiro com identificação das características dos cicloturistas que os percorrem.
Métodologia/abordagem: Para o referencial teórico, pesquisa bibliométrica com utilização das bases de dados SciELO e CAFe e, para o mapeamento dos roteiros brasileiros de cicloturismo e identificação das características dos cicloturistas que os percorrem, sites diversos e pesquisa de natureza qualitativa semiestruturada com aplicação de questionário online com 97 respondentes (cicloturistas).
Originalidade/relevância: O ajuntamento, em uma única publicação, de todos os roteiros divulgados/publicados por diferentes organismos ligados ao cicloturismo no Brasil o que pode auxiliar no desenvolvimento de estudos futuros.
Principais resultados: Verificou-se elevada discrepância dos roteiros publicizados entre órgãos responsáveis pelo turismo no território brasileiro e sites e blogs que acaba por afetar o desenvolvimento da atividade frente ao seu potencial de crescimento em diversas federações brasileiras. Ademais, os roteiros estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste.
Contribuições teóricas/metodológicas: Estudos sobre cicloturismo ainda são pouco explorados na área acadêmica, assim essa produção poderá contribuir para maior valorização do assunto e da atividade.
Contribuições sociais/para gestão: A pesquisa visualizou indicativos de expansão da atividade, possibilitando outros estudos sobre o segmento.

Acessar