Resumo

Projeto criado em 1996 reúne grande comunidade e cerca de 80 mil estudos da área esportiva

O Centro Esportivo Virtual (CEV) foi criado a partir da necessidade de facilitar a comunicação e a busca de informação por profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de educação física e esportes.

O portal criado em 1996 reúne hoje uma comunidade de 40 mil pessoas, debatendo e trocando dados sobre todos os segmentos da atividade física. As quase 80 mil obras cadastradas em seu acervo englobam artigos e periódicos, teses e trabalhos de congressos, entre outros documentos nacionais e estrangeiros. Na Unicamp, o CEV teve a sua primeira sede física, no Núcleo de Informática Biomédica (NIB),  e foi um dos primeiros projetos do Labjor.

“O objetivo do CEV é ser a porta de entrada para a informação e documentação esportiva nacional e internacional”, diz o idealizador da iniciativa, Laércio Elias Pereira. O projeto começou durante a passagem de Pereira pela USP e culminou com o doutorado na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em 1998, com título ”Centro Esportivo Virtual: um recurso de informação em Educação Física e Esportes na Internet”, tendo sido a primeira tese da Unicamp a ser transmitida pela Internet.

Natural de São Caetano do Sul (SP), Pereira cursou Educação Física na USP, foi treinador de handebol de seleções e um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), além de passagem pelo Ministério dos Esportes.

Acessar