Resumo

Integra

Portal colaborativo recebe cerca de cinco mil visitas diárias

Em 1996, quando ainda não se falava em redes sociais no país, o profissional de educação física laércio elias pereira [CREF 000874-G/AL], mestre em educação física pela usp e doutor pela faculdade de educação física da unicamp criou o que se tornaria o ponto de encontro virtual dos profissionais de educação física.

Criado no núcleo de informática biomédica (NIB) da unicamp, como parte de um trabalho de pós-graduação da faculdade de educação física, o centro esportivo virtual (cev) se tornou referência no que diz respeito à credibilidade e atualização em educação física, esportes e lazer.criado dois anos antes da regulamentação da profissão em 1998, o cev também serviu para que as lideranças do movimento pela regulamentação profissional pudessem trocar ideias e combinar eventos de forma online. Hoje, completando 20 anos no ar, conversamos com o criador do portal sobre a iniciativa e os avanços em conteúdo e qualidade virtual.

ENTREVISTA

Revista EDUCAÇÃO FÍSICA - Muitas mudanças ocorreram durante a trajetória do CEV. Desde nossa última matéria, há cinco anos, o que mudou em relação ao portal?

Laércio Elias Pereira - Sem dúvida foi a adesão crescente dos profissionais às Tecnologias de Informação e Comunicação. O CEV cresceu junto com os seus usuários, pois nasceu quando poucos usavam a internet e ganhou experiência junto com o seu público. Hoje alguns professores dos cursos de Educação Física têm o conteúdo do CEV como apoio em suas aulas. Estudantes têm participado mais e proporcionado a interação com professores mais experientes.

Revista EDUCAÇÃO FÍSICA - Quando o portal foi criado, em 1996, o senhor imaginava que ele estaria no ar até hoje? Como o senhor explica o sucesso e credibilidade do portal?

Laércio Elias Pereira - Um dos nossos mestres de gestão no CEV, e ex-Conselheiro Federal, Lamartine Pereira da Costa [CREF 000118-G/RJ], atribui a longevidade do CEV à permeabilidade à inovação. Como sou péssimo de administração, costumo dizer que foi só teimosia do coordenador mesmo (risos).

Revista EDUCAÇÃO FÍSICA - Quais novidades estão por vir no portal?

Laércio Elias Pereira - Em nosso aniversário de 20 anos, além de anunciar a meta de 50 mil obras no CEV, vamos lançar a nova página pessoal do "Quem é quem" com tudo que o cevnauta tem indexado na biblioteca, as palavras-chave que usa nas publicações e a relação de todos os seus parceiros. Também estamos desenhando um novo portal, 36 adaptando nossa plataforma para os smartphones visando novas formas de interação que se adaptem melhor à rotina dos tempos atuais. Além disso, procuramos crescer o acervo da biblioteca no que diz respeito à produção de teses e artigos em revistas e eventos.

HISTORIA

Em 1996, o prof. Laércio Elias Pereira estava preparando sua tese de doutorado: um centro de conhecimento esportivo que congregasse publicações e documentos sobre a área de Educação Física. O projeto estava inicialmente previsto para ser um CD-ROM, mas com a difusão da internet no Brasil a partir de 1995, Laércio resolveu apostar no meio de comunicação que surgia e, assim, nascia o Centro Esportivo Virtual.

O PORTAL EM NÚMEROS

5.000 visitas individuais diária

150 comunidades com 42.880 participantes

300 mil endereços internos

Acessar Arquivo