Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (cpcd) - o Encontro do Lúdico com a Educação e Algumas Contribuições Para a Educação Física: Um Estudo de Caso
Por Milana Silva Santana (Autor), Mariana Soares Ferraz Malta (Autor), Gladistone Gripp Lopes (Autor).
Resumo
Seria possível fazer educação sem construir prédios? Seria possível educar sem os muros e as paredes de um prédio escolar, embaixo do pé de manga? Será que a escola pode ser um lugar prazeroso, onde a criança aprenda brincando? Estas questões foram norteadoras para a criação do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, uma Organização Não Governamental (ONG), fundada no ano de 1984 em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelo antropólogo Sebastião Rocha, mais conhecido como Tião Rocha, tendo como fundamentos básicos a educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura popular tomada como matéria-prima de ação institucional e pedagógica. Neste sentido o objetivo do trabalho foi analisar como a Cultura e o Lúdico incorporados no processo educacional, contribuem para a formação humana. Este estudo se justifica pela referência ao trabalho inovador realizado pelo CPCD, apresentando novos olhares sobre a Educação, buscando novos conceitos através de metodologias diferenciadas que possibilitam perceber e analisar o processo de ensino/aprendizagem de outros ângulos, se distanciando da escola tradicional a qual estamos condicionados. Dessa forma se torna possível observar novas formas de intervenção, novos métodos sobre a Educação e Educação Física Escolar. Por estudarmos projetos específicos do CPCD e por se tratar de referencial que propõe uma abordagem educacional, de âmbito interdisciplinar e transdisciplinar que integra conhecimentos e ações fundamentadas no Lúdico e na Cultura Popular, optamos em fazer um Estudo de Caso Etnográfico.