Resumo

Seria possível fazer educação sem construir prédios? Seria possível educar sem os muros e as paredes de um prédio escolar, embaixo do pé de manga? Será que a escola pode ser um lugar prazeroso, onde a criança aprenda brincando? Estas questões foram norteadoras para a criação do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, uma Organização Não Governamental (ONG), fundada no ano de 1984 em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelo antropólogo Sebastião Rocha, mais conhecido como Tião Rocha, tendo como fundamentos básicos a educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura popular tomada como matéria-prima de ação institucional e pedagógica. Neste sentido o objetivo do trabalho foi analisar como a Cultura e o Lúdico incorporados no processo educacional, contribuem para a formação humana. Este estudo se justifica pela referência ao trabalho inovador realizado pelo CPCD, apresentando novos olhares sobre a Educação, buscando novos conceitos através de metodologias diferenciadas que possibilitam perceber e analisar o processo de ensino/aprendizagem de outros ângulos, se distanciando da escola tradicional a qual estamos condicionados. Dessa forma se torna possível observar novas formas de intervenção, novos métodos sobre a Educação e Educação Física Escolar. Por estudarmos projetos específicos do CPCD e por se tratar de referencial que propõe uma abordagem educacional, de âmbito interdisciplinar e transdisciplinar que integra conhecimentos e ações fundamentadas no Lúdico e na Cultura Popular, optamos em fazer um Estudo de Caso Etnográfico. 

Arquivo