Resumo

Demis Hassabis diz que a empresa está trabalhando em um sistema chamado Gemini, que utilizará técnicas que ajudaram o AlphaGo a derrotar um campeão de Go em 2016.


Em 2016, um programa de inteligência artificial chamado AlphaGo, do laboratório de IA DeepMind do Google, fez história ao derrotar um jogador campeão do jogo de tabuleiro Go. Agora, Demis Hassabis, cofundador e CEO da DeepMind, diz que seus engenheiros estão utilizando técnicas do AlphaGo para criar um sistema de IA chamado Gemini, que será mais capaz do que aquele por trás do ChatGPT da OpenAI.

O Gemini, da DeepMind, ainda está em desenvolvimento e é um modelo de linguagem de grande escala que trabalha com texto, semelhante ao GPT-4, que alimenta o ChatGPT. No entanto, Hassabis afirma que sua equipe irá combinar essa tecnologia com técnicas utilizadas no AlphaGo, com o objetivo de conferir ao sistema novas capacidades, como planejamento ou habilidade para resolver problemas.

“Em termos gerais, você pode pensar no Gemini como uma combinação de algumas das qualidades dos sistemas do AlphaGo com as incríveis capacidades linguísticas dos modelos de grande escala”, diz Hassabis. “Também temos algumas inovações novas que serão bastante interessantes.” O Gemini foi apresentado pela primeira vez na conferência de desenvolvedores do Google no mês passado, quando a empresa anunciou uma série de novos projetos de IA.

Acessar