Integra

Voltado para os profissionais de Educação Física, Centro Esportivo Virtual fortalece sua missão como rede social especializada na área.

Em 1996, o prof. Laércio Elias Pereira (CREF 000874-G/AL) estava preparando sua tese de doutorado: um centro de conhecimento esportivo que congregasse publicações e documentos sobre a área de Educação Física. O projeto estava inicialmente previsto para ser um CD-ROM, mas com a difusão da internet no Brasil a partir de 1995, Laércio resolveu apostar no meio de comunicação que surgia e assim nascia o Centro Esportivo Virtual, que completou 15 anos no último 30 de julho.

Com suas comunidades, o CEV pode ser considerado um pioneiro de redes sociais como Orkut, mas com o diferencial de ser segmentado, se tornando uma porta de entrada e uma ferramenta de troca de informações esportivas nacionais e internacionais, voltadas para estudantes e profissionais de Educação Física das mais variadas vertentes de trabalho. “Chegamos a ter 270 listas de discussão, que hoje estão agrupadas em 124 comunidades. Temos 27 mil pessoas cadastradas no CEV”, conta Laércio. As comunidades são administradas por 200 profissionais, sendo que 70% deles são mestres e doutores.

Além da difusão do conhecimento sobre a Educação Física e o Esporte, o CEV teve papel destacado na própria regulamentação profissional. Criado dois anos antes da regulamentação em 1998, o CEV serviu como ponto de encontro virtual para que as lideranças do movimento pela regulamentação profissional pudessem trocar ideias e combinar eventos. “Tivemos a sorte de que o nosso administrador da Lista de Discussão da APEF [Associação dos Professores de Educação Física, que encabeçou o movimento pela regulamentação] era o prof. Jorge Steinhilber, que participava e acreditava no potencial do CEV”, relembra.

Como apoiador do Centro Esportivo Virtual, o CONFEF parabeniza o portal por oportunizar a troca de informações e experiências entre os profissionais de Educação Física, proporcionando uma melhoria constante na prática profissional da Educação Física no Brasil.

O hoje e o amanhã

Revista EF: Alguma mudança ou novidade à vista para o portal?

Prof. Laércio: O CEV cresceu muito, e no ritmo da Internet. Temos 26 mil itens de informação científica na Biblioteca e mais de 150 mil documentos em que se transformaram as mensagens das listas e as notas das comunidades. Temos a meta de agregar 50 mil documentos e toda a legislação esportiva. Vamos consolidar o Atlas do CEV com as mais de 600 instituições de ensino superior cadastradas e continuar na busca dos documentos dos congressos. Já temos mais de 1.600 eventos registrados, inclusive um Congresso Brasileiro de Educação Física de 1925, cujo programa não deixa a desejar, quase um século depois.

Revista EF:Quais os projetos para os próximos 15 anos de CEV?

Prof. Laércio: Estamos em busca de parcerias para o suporte. Acredito que o CEV tem um importante papel a cumprir em documentação e informação esportiva com esses megaeventos realizados no Brasil e, também, no suporte de informação para a Educação Física em todos os níveis. Vamos dar atenção especial aos cursos online e realização de congressos pela internet.

Acessar