Resumo

29/6/2011

Nunca pensei em posar de turista babaca. Mas, não deu outra: tênis, bermuda, óculos escuros e chapéu de mocorongo. Só faltou a camisa larga de botão cheia de florzonas.

Peguei Lisboa num sábado solto no meio dos feriados e com um calor de 36 graus que empurrou os lisboetas para o refrigério do litoral, deixando a cidade tranquila.  Longas caminhadas com direito a rever o Submarino Amarelo e admirar o acervo da cinemateca.

Trabalho:
1. Rendeu bem a visita a Trás-os-Montes UTAD . Conheci pessoalmente e travei uma longa conversa com o editor da Motricidade e diretor do Curso de EF., Prof. José Vasconcelos Raposo. Vamos realizar em Montes Claros a reunião de editores de revistas científicas de língua portuguesa sob a coordenação dele. Na análise sobre os artigos mais baixados da Motricidade encontramos os editoriais. O mais recente e acessado é Saúde e exercício físico como instrumento terapêutico: Que papel para as revistas científicas? Na conversa rolou a bronca com os critérios da FUNAI-CAPES. Vamos puxar a conversa na comunidade Editores.

2. N’O Porto – Faculdade de Desporto – fui recebido e ciceroneado pelo Prof Pedro Sarmento . Eu não imaginava que, participando de um congresso em Porto Alegre no dia 17, o Prof Jorge Bento estaria na escola. Estava. Chegou depois de viajar a noite toda e foi pra Faculdade. Véspera de feriado! Um mortal comum teria emendado. Andamos pela Faculdade e ele mostrou  como cuidava dos detalhes. Pagou o café na cantina. Conheci alguns diretores assim. Os saudosos Nagib Matni em na Escola de EF do Pará, o Boaventura no CEPEUSP, o Wiliam, nos 30 anos em que juntou cada livro e acompanhou cada tijolo na escola de Muzambinho antes que ele conseguisse encaminhar a federalização da Escola e ser proibido, pelos novos dirigentes, de entrar nas instalações que ele criou e acalentou. Tem gente nova assim também, mas a citação pode dar mais problema do que ajudar, dado o clima de praga emocional vigente nas nossas academias.

Com o Pedro Sarmento falamos da virtualização da área de Gestão do Desporto. Cursos online na mira. Conversamos sobre as instituições, revistas e, também, lembramos o Gastão Souza, pioneiro das listas de discussão de Gestão do Desporto, e que o substituiu na APOGESP

3.  Na parte final de estada aqui na metrópole tenho um encontro com o ex-escragiário do CEV – e adm da comunidade lusofonia – Italo Morale.

O Ítalo mora em Portugal e foi escragiário do CEV ainda como estudante na Católica de Brasília (12 anos atrás!!!!!). Foi ele quem editou o Manifesto Mundial de Educação Físicacom sumário clicável e links para os documentos citados. Eu ainda acho que esse deve ser o jeito do CEV tratar os documentos, entre protestos e gozações da moçada do suporte do CEV.

Vou tentar visitar o Manuel Sérgio no Instituto Piaget. Pra Universidade Aberta de Portugal eu levo a proposta de intercâmbio com o CEAD da Universidade de Pernambuco. Vou ser recebido pela Profa brasileira Daniela Melaré Vieira Barros que administra a Lista de Discussão Estilos de Aprendizagem https://sites.google.com/site/estilosead/

Resumidamente, era isso.
Laércio

Acessar Arquivo