Resumo

O futsal jogado por mulheres é historicamente marcado pela predominância masculina, enfrentando uma série de barreiras e desafios durante os anos. Apesar das conquistas e do crescente interesse, as atletas ainda enfrentam dificuldades para se manter no esporte, especialmente no ambiente universitário, onde as responsabilidades acadêmicas e pessoais muitas vezes dificultam a conciliação com os treinos e competições. Objetivo: Tendo em vista tal cenário, o presente trabalho buscou analisar as razões que levam as atletas de futsal universitário a abandonarem a prática, identificando a qualidade do suporte oferecido por parte dos (as) treinadores (as) e da instituição, assim como, compreender os desafios enfrentados e o impacto do futsal na vida acadêmica e pessoal. Metodologia: Para tanto, foi realizada uma pesquisa com 43 mulheres que tiveram algum envolvimento com o futsal universitário no estado do Paraná por meio de um questionário online semiestruturado. Resultados: Os resultados apontaram que 79,07% das atletas consideraram em algum momento desistir da prática. As principais razões que levam a desistência são: a dificuldade em conciliar estudo, trabalho e treino (62,79%), falta de tempo (60,46%), horário (58,14%) e lesões e saúde (27,91%). Para mais, os relatos das participantes mostram que o(a) treinador (a) tem uma influência significativa na decisão de continuar ou desistir da equipe universitária. Ele (a) é uma das principais influências nas vivências esportivas das atletas. Visto isso, o apoio dos (as) treinadores (as) foi avaliado de forma mista, indicando áreas para melhorias. A qualidade do suporte oferecido variou, com uma proporção significativa das participantes classificando-o como aceitável (19%) ou abaixo do desejado (26%). Para mais, embora a maioria tenha considerado desistir, o impacto negativo do futsal universitário na vida acadêmica e pessoal é baixo (79% para a vida acadêmica e 70% para a vida pessoal). Assim, podemos inferir que participar do time de futsal universitário tem um efeito predominantemente positivo na vida pessoal, evidenciando sua importância além do ambiente acadêmico. Conclusões: A desistência no futsal universitário está ligada a diversos fatores, evidenciando a necessidade de melhorar o suporte e a estrutura para as atletas. Essa melhoria é crucial para aumentar a retenção e enriquecer a experiência das jogadoras, permitindo que conciliem suas atividades acadêmicas e pessoais com a prática esportiva. É fundamental que as instituições e treinadores (as) considerem as demandas das alunas, promovendo um ambiente que favoreça sua permanência e desenvolvimento.

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