Ciclo Menstrual e o Uso de Diferentes Doses de Contraceptivo Oral Não Afetam os Parâmetros de Torque em Praticantes de Treinamento de Força
Por Manoela Sousa (Autor), Rodolfo Dellagrana (Autor), Morgana Lunardi (Autor), Mateus Rossato (Autor), Laís Hoinaski (Autor), Caroline Bento (Autor), Cíntia Freitas (Autor).
Resumo
Objetivo: (a) verificar o efeito de diferentes momentos do ciclo menstrual (CM) (menstrual e não menstrual) os mulheres que fazem uso (usuárias) ou não usam (não-usuárias) de contraceptivo oral (CO); (b) comparar a influência de diferentes doses de CO nos momentos do CM. As mulheres foram divididas em 2 grupos; não-usuárias (GNC = 13) e grupo usuárias (GC = 13). Em seguida, o GC foi dividido em dois subgrupos, (GCUB = 6) – dose ultrabaixo de estrogênio e dose baixa (GCL = 7). Todas as participantes foram avaliadas no 1º ou 2º dia do seu CM e 14º ou 15º após. O pico de torque (PT) e o trabalho (W) foram avaliados em todos os momentos do CM. No foram encontradas interações para o PT e W. Além disso, não foram observadas diferenças significativas nos parâmetros do torque entre as usuárias para as diferentes dosagens. Em conclusão, o uso e não uso de CO não afetam os parâmetros de torque nos diferentes momentos do CM. Assim, as diferentes doses dos COs parecem não afetar o torque e o trabalho durante o CM.