Ciclos de Desenvolvimento Humano e a Prática Pedagógica da Educação Física: Um Relato de Experiência de Ensino do Esporte (atletismo) na Escola Municipal Recanto do Bosque
Por Gleice Gonçalves Guarda (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)éum projeto desenvolvidopela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vinculado ao Ministério da Educação, etem como objetivo central estabelecer uma relação entre a universidadee a escola básica, no intuito de qualificar a formação docente do que tange a sua prática pedagógico no processo de ensino-aprendizagemnuma perspectiva crítica. O subprojeto de Educação Física da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO), vinculado a este projeto institucional, trabalhou com os seguintes objetivos: 1) Estimular e proporcionar aos estudantes a formação inicial pautada na pesquisa participativa (planejamento-ação-reflexão-ação), assegurando-os o exercício de uma prática pedagógica comprometida com a melhoria da escola pública, com a socialização e com o ensino dos conteúdos da cultura corporal produzidos pela humanidade;2) Construir práticas pedagógicas inovadoras no campo da educação física escolar, refutando práticas conservadoras e alienantes que têm se legitimado na escola, sobretudo, a partir das imposições da indústria cultural e de práticas corporais excludentes e discriminatórias; 3) Divulgar e publicar os resultados desta pesquisa/intervenção pedagógica e os relatos de experiência em eventos científicos e em revistas especializadas da área, buscando materializar a parceria entre professores da escola (supervisores), coordenação do subprojeto e alunos bolsistas. Nesta ótica, valemos-nos da pesquisa-açãocomo procedimento metodológico para desenvolver os objetivos propostos