Editora 7 Letras. Brasil 2022. 220 páginas.

Sobre

A coleção “Visão de Campo” traz a público uma série de obras que estudam o esporte pelo viés das ciências sociais. Passando pela história, pela sociologia e pela antropologia, o campo esportivo abre muitas vertentes para o entendimento da sociedade contemporânea.

Em Cidade expandida, Victor Andrade de Melo explora o desenvolvimento das atividades esportivas nos subúrbios cariocas desde os primeiros anos do século XX. O autor evidencia o papel importante dessas localidades para o Rio de Janeiro. Assim ficamos conhecendo, por exemplo, o Clube de Corridas Santa Cruz, uma sociedade de turfe fundada em 1912 que teve um papel de extrema relevância no processo de urbanização local, bem como o Iate Clube de Ramos e o Carioca Iate Clube, que levaram um esporte originalmente exclusivo dos estratos mais altos da sociedade a ter experiências organizadas no subúrbio.

Ao ampliar o foco para além do futebol e da região central, Victor Andrade de Melo abre novos campos para os estudos históricos sobre o desenvolvimento do esporte em nossa sociedade, evidenciando as transformações vivenciadas por ela ao longo do tempo e as disparidades que sempre estiveram presentes entre as diferentes áreas urbanas e classes econômicas e sociais. Trata-se de uma publicação importante para que se perceba que o subúrbio, tão abandonado pelos poderes públicos, também foi protagonista da história do Rio de Janeiro. Como bem apresenta o autor: “[…] estudamos história também por um compromisso político: registrar/ interpretar para que não se esqueça e, assim sendo, possamos tentar construir um futuro distinto, ainda que isso não seja fácil, nem sempre possível, até mesmo provável.”

Acessar