Cidade-sede da Alegria: a Fortaleza da Copa do Mundo nas Páginas do Jornalismo Local
Por Alissa Cendi Vale de Carvalho (Autor), Emylianny Brasil da Silva (Autor), Sílvia Helena Belmino Freitas (Autor).
Em Revista Eptic v. 18, n 1, 2016. Da página 100 a -
Resumo
Este artigo procura compreender o papel do jornalismo local para referendar e/ou contrapor a imagem de Fortaleza como Cidade-sede da Alegria, conceito criado pela Prefeitura municipal para divulgar a cidade na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014. Para tanto, foi analisada a cobertura realizada pelo Diário do Nordeste, o jornal de maior circulação no estado, entre junho e julho de 2014. Por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977), foram analisados 38 textos qualitativamente e estabeleceu-se categorias que serviram de parâmetros para compreender essa imagem. Conclui-se que o jornalismo restringe a cidade ao litoral, silencia outras áreas urbanas para apresentar uma imagem predominantemente positiva e turística de Fortaleza.