Resumo

RESUMO
As transformações da ciência, ao longo da sua história,
acarretaram transformações das visões sobre a sua
natureza. Presentemente, não há univocidade, sobre o que é
ciência. Este artigo procurou descrever as representações
da ciência entre os professores universitários de Educação
Física. Como campo de conhecimento, a Educação Física
afigura-se objeto privilegiado, já que nela convivem
profissionais formados em escolas e tradições diversas.
Optou-se por uma amostra intencional de 3 professores
ligados à área de humanas e 3 ligados na área de
biológicas. Os dados foram coletados através de entrevistas
e analisados a partir do referencial teórico da Sociologia da
Ciência. Os resultados mostraram múltiplas representações
da ciência, coerentes com a área de conhecimento dos dois
grupos. Compartilham, contudo, os objetivos
intervencionistas da ciência na implementação de uma
prática mais adequada ou na solução dos seus problemas.
Sendo esse um aspecto fundacional da Ciência da
Motricidade Humana, é alimentado na universidade como
legitimação social.

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