Resumo

Objetivo:
O objetivo é evidenciar o quanto a ação integrada entre Ciência, educação e a educação física podem obter bons resultados.

Métodos e resultados:
A ciência é, dinâmica, rica em mutações e provisória. Ao refletir sobre a Educação e Educação Física, como norteadoras e transformadoras de valores, e em busca de uma visão íntegra de corporalidade e movimento, espera-se atingir, o homem como unidade e criador de sua própria essência. O termo educação, ínsita à reflexão e ao entendimento de como é complexo este processo. Seria a educação uma mercadoria ao invés de um meio para se chegar à dignidade humana? Com a mesma velocidade que as palavras expressam o pensamento, o corpo o faz, através dos movimentos. A educação física é percebida como um processo holístico, pelo qual também se educa ou, como um processo que se resume simplesmente à alfabetização corporal? Ser meramente alfabetizado equivale ao ato mecânico de nadar. A ação não é esquecida. Mas e o após? Esta é a problemática da educação, refletir sobre o homem. Para superar as situações difíceis é preciso responsabilidade, determinação e ação, é possível transpor problemas e apontar soluções. Neste processo haverá a ação física nos seus mais diversos aspectos tais como: físico, moral, intelectual, corpóreo, ético, social, etc. Intrinsecamente ligados a estes processos deverão estar a capacidade da razão de ser no mundo.

Conclusão:
O homem deve estar acima de seus avanços científicos. Que haja um teto único sobre todos, pois para ser é preciso ter. Ter ao menos a esperança de dias melhores!