Resumo

Introdução: Durante o processo de formação de profissionais que trabalham com esporte dois cursos de ensino superior coexistem Educação Física e Esporte. Especificamente na UNICAMP, existe o curso de Educação Física (E.F.) na FEF e o curso de Ciências do Esporte (C.E.) na FCA.Mesmo com a existência de cursos semelhantes e concomitantes em outras instituições, existe uma dificuldade de definição de conceitos e objetivos em cada um desses cursos, seja por parte de discentes e algumas vezes por parte dos envolvidos no ensino e pesquisa destas áreas no Brasil. Logo para explicar efetivamente os possíveis direcionamentos de atuação destes cursos ainda é uma necessidade no país. Objetivo: Estabelecer um arcabouço teórico que auxilie o direcionamento entre os cursos supracitados ao aluno ingressante ao meio de atuação na UNICAMP. Metodologia: É uma pesquisa documental que analisou planos políticos pedagógicos (PPPs) do curso de C.E. e E.F. na UNICAMP desenvolvida em 2 fases: a) análise da ementa dos planos pedagógicos (Perfil do Egresso); b) organização do arcabouço teórico. Resultados: Através da analogia do “leque”, após a análise dos PPPs, ficou claro que apesar dos dois cursos serem muito semelhantes e abordarem tipos de atuação muito próximos, o curso de Educação Física tem direcionamento em várias áreas de atuação (leque achatado e aberto), já Ciências do Esporte tem um número menor, pois trata de algumas especificidades (leque longo e comprido). Porem a especificidade e o conteúdo de ensino em C.E. é maior que em E.F. Conclusão: O presente estudo não tem o intuído de dizer qual curso é o melhor para a atuação de quem quer atuar no meio esportivo, mas sim direcionar e mostrar suas possíveis, possibilidades de atuação e ensino durante sua formação. E de certa forma necessário mais pesquisas sobre o assunto e aprofundamento do mesmo.