Resumo

s relações entre o Cinema e as práticas corporais – de maneira geral – são históricas e profundamente presentes. Nelas, e inconteste, se apresentam um conjunto axiológico como pano de fundo, não obstante as relações entre os benefícios das práticas corporais em constante conflito com os seus malefícios. A educação, a formação em torno da força e da agilidade, o papel do Estado (inclusive nos conflitos da Guerra Fria, no século XX), do Capital e do mercado nas práticas esportivas, ou até mesmo o conjunto de e da história de determinada instituição ou figura singular (do esporte, da dança, da ginástica, das lutas) fazem desta relação um par 1 O presente trabalho conta com apoio financeiro da UFPA/PROEG – Edital LABINFRA 2022. dialético constante. Objetivou-se investigar e analisar os processos de debates e reflexões em torno das películas apresentadas nas sessões de cinema do Projeto de Ensino Cinema Cabano (LABINFRA/UFPA), contextualizando as produções e os momentos de exibição. A investigação aqui exposta fundamentou-se numa perspectiva materialista histórica dialética de investigação e análise, no sentido de sintetizar as expectativas e manifestações do público participante das sessões realizadas pelo projeto Cinema Cabano2 , singularmente no município de Mãe do Rio (PA)3 . A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados através da plataforma Google Forms, logo após as sessões de exibição dos filmes, que ocorreram em dias distintos. Foram organizadas duas sessões de exibição: na primeira, 24 pessoas assistiram ao filme, sendo que 17 responderam ao questionário; na segunda sessão, 10 pessoas participaram, com 6 respondendo ao questionário, totalizando 23 questionários. Os questionários4 continham perguntas objetivas e descritivas, adaptadas para refletir as especificidades de cada filme. As perguntas objetivas incluíam temas como a identificação do tema principal do filme, com opções de resposta como ação, drama, suspense, romance, comédia e aventura, além de perguntas sobre a familiaridade dos participantes com o filme ou com filmes semelhantes. As perguntas descritivas exploraram aspectos mais subjetivos, como o tema principal do filme na visão do espectador, a cena preferida, a identificação com personagens, se algo no filme remeteu à infância dos participantes, qual questão abordada no filme chamou mais atenção, e o que significa "estar no presente" para eles. Destacamos neste processo a importância de construir-se mecanismos de registros individuais do público que assiste a exibições gratuitas de filmes e documentários. Importante destacar que sempre ao final de cada exibição abria-se um espaço para manifestações, mas esse processo limitava-se a poucas pessoas. Ao construirmos os mecanismos de registros e opiniões, nos aproximamos de um número maior de manifestações e, não obstante, de diferentes singularidades nestas vivências.

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