Cinema e Educação Física: Uma Experiência com o Basquete
Por Luciano Galvão Damasceno (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Esta exposição é sobre um conjunto de aulas realizadas com alunos do ensino fundamental cujo objetivo geral foi ensinar o Basquete com o cinema. Pretendíamos ampliar as possibilidades de conhecimento (NAPOLITANO, 2003) o que dificilmente ocorreria se adotássemos uma aula expositiva tradicional. O cinema além de usar a sensibilidade e conduzir a fruição, pode ser um recurso didático como meio para compreender a história (MELO et al., 2013) e para ampliar as vias de contato com fenômenos multifacetados como o esporte. O filme selecionado foi Estrada para a glória1 com o objetivo de relacionar os primórdios do desenvolvimento da modalidade com seus determinantes histórico-sociais. O caminho didático foi: a) conhecer os conhecimentos dos alunos sobre o basquete; b) expor o filme; c) praticar o basquete conforme as possibilidades de cada um; d) com base no item “c” retornar ao filme e relacionar com as possibilidades de aprendizagem nas aulas seguintes; e) valorizar outras formas de aprender o esporte.