Resumo

O presente estudo objetiva: promover reflexões sobre cinema, educação e a formação de professores de Educação Física; descrever uma possibilidade metodológica de realizar o planejamento para o uso de filmes na disciplina em uma perspectiva dialógica; apresentar um levantamento de filmes que tematizem o esporte como tema gerador. A metodologia de pesquisa descritiva, amparada em experiências pedagógicas realizadas no ensino superior, se estruturou formalmente em um ensaio reflexivo. As ponderações realizadas, a descrição das atividades e instrumentos, bem como o levantamento das obras e a tematização proposta, contribuem na tarefa de pesquisa e ação pedagógica dos professores de Educação Física na Educação Básica que pretenderem usar filmes para enfatizar a cultura corporal esportiva, não tendo intenção imperativa, mas sim propositiva.

Referências

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-28, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e153836.pdf. Acesso em: 9 jan. 2021.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Elementos do pós-moderno na representação do esporte no cinema contemporâneo. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10542. Acesso em: 13 abr. 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de. (org.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema: possibilidades pedagógicas para a Educação Física Escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 3, n. 2, p. 68-67, 2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1849. Acesso em:10 jul. 2021.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Maria Edivania Alves dos. Pensadores sociais e o esporte no cinema: ações acadêmicas nos enfrentamentos do autoritarismo contemporâneo. A Barca, v. 1, n. 1, p. 134-153, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/58473/34837. Acesso em: 6 abr. 2024.

DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DUARTE, Rosália; ALEGRIA, João. Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p, 59-80, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6687/4000. Acesso em: 6 jan. 2021.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modo de endereçamento: uma coisa de cinema, uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação: conceitos, experiências, diálogo Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, Monica. Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente. Motrivivência, [S. l.], n. 34, p. 12–24, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17118. Acesso em: 13 abr. 2024.

FERRI, Cássia. Produção acadêmico-científica: a pesquisa e o ensaio. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, 2011. Disponível em: https://www.univali.br/Style%20Library/Univali2013/custom/biblioteca-2023/files/producao-academico-cientifica-a-pesquisa-e-o-ensaio.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 93–102, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Hyw7s8nb3jLKrwgbgfS4c3J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

FRANÇA, Humberto Santana; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema na escola: uma experiência no ensino médio do colégio de aplicação/UFS. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 357–374, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12214. Acesso em: 15 maio. 2024.

FREIRE, Paulo. Educar com a mídia. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022a.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022b.

GOMES, Wilson. La poética del cine y la cuestión del metodo en el análisis fílmico. Revista Significação (UTP), Curitiba, v. 21, n. 1, p. 85-106, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65584. Acesso em: 3 abr. 2021.

Acessar