Circo Coragem: o Jogo Como Estratégia de Ensino das Atividades Circenses.
Por Gilson Santos Rodrigues (Autor), Elaine Prodócimo (Autor), Teresa Ontañon Barragan (Autor).
Em Nuances: Estudos Sobre Educação v. 27, n 1, 2016. Da página 147 a 164
Resumo
O estudo visou investigar o jogo como estratégia pedagógica no projeto de extensão universitária “Atividades Circenses para crianças” da FEF/UNICAMP. Os métodos utilizados foram observação participante e entrevista semiestruturada, os dados foram interpretados e analisados mediante triangulação dos dados. Os resultados mostraram que o jogo esteve presente em todas as aulas e a participação das crianças foi total. Os entrevistados reportaram que o jogo é importante no ensino das atividades circenses por possibilitarem o aprendizado de forma lúdica e significativa. A mediação pedagógica estimulou conversas, a análise dos conteúdos trabalhados e a vivência das atividades circenses. Reafirma-se, com o presente estudo o valor do jogo como forma de ensino do Circo no âmbito educativo.