Resumo

O circo é uma das manifestações da cultura corporal que pode ser trabalhado de forma pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. Considerando esse conteúdo como relevante na formação das crianças, essa pesquisa teve como objetivo apresentar a cultura circense para os alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I. Esta proposta foi realizada por meio de atividades didáticas lúdicas, adotando a metodologia crítico-superadora em seus eixos diagnóstico, judicativo e teleológico, para ensinar as atividades circenses não apenas sob o viés da produção de conhecimento, mas reconstruí-lo dentro das possibilidades da escola. Trata-se de uma pesquisa intervenção, do tipo participante, na qual foi utilizada a observação para obtenção dos dados produzidos no processo de intervenção. As atividades circenses foram realizadas durante as aulas de Educação Física desenvolvidas no período de 08 de março a 14 de junho de 2022. As aulas foram ministradas pela professora/pesquisadora e ocorreram nos espaços disponíveis da escola, como sala, pátio, praça de leitura. Para o registro das aulas foi utilizado um caderno de campo, fotos e filmagens mediante a autorização e consentimento dos estudantes e de seus responsáveis. Após a realização das aulas foi feita uma análise crítica e reflexiva. Como resultado, os estudantes tiveram contato com esse conhecimento, o que possibilitou o avivamento da imaginação e o aprendizado dos gestos e vivências das práticas corporais nas quais o circo está inserido. Os alunos também demonstraram se apropriar do que lhes foi ensinado e ressignificar seus aprendizados a partir das relações concretas experimentadas na escola, nas quais cooperação, cumplicidade, companheirismo, respeito, confiança, alegria foram pontos fundamentais para seu desenvolvimento. Eles também puderam apreender, reelaborar e criar o circo da escola. A docente, por sua vez, pode superar sua experiência empírica e repensar sua prática pedagógica.

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