Resumo

A Educação Física vem sofrendo várias mudanças no decorrer de sua história, sendo influenciada pelos aspectos políticos, econômicos, tecnológicos, culturais, religiosos e sociais. O objetivo deste estudo é desenvolver uma proposta de uma unidade temática de Educação Física dialogando com as mídias no Ensino Médio. Será realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo em uma escola da rede estadual de ensino do Ceará, localizada no município de Fortaleza, com 34 alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio no curso noturno. Os instrumentos serão: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) questionário sobre o uso das mídias; c) entrevista semiestruturada com os alunos do Ensino Médio do curso noturno; d) vídeos produzidos pelos alunos sobre a classificação dos esportes; e) fotos e imagens das aulas durante a intervenção; f) gravações das aulas no período da intervenção; g) discussões no grupo fechado do Facebook. Para a análise dos dados será utilizado o método de categorização da temática. A pesquisa foi cadastrada na plataforma Brasil nº 09905619.1.0000.5537, cujo parecer de aprovação é de nº 3.305.816 datada de 06/05/2019.

Acessar