Classificação dos esportes na Educação Física escolar: elaboração e validação de uma unidade didática no ensino médio elaboración y validación de una unidad didáctica en el bachillerato
Por Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Fernando Jaime Gonzalez (Autor), Cícero Luciano Alves Costa (Autor), André Luís Ruggiero Barroso (Autor), Alison Nascimento Farias (Autor).
Resumo
O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o processo de elaboração e validação de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes nas aulas de Educação Física escolar (EFE). Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa descritiva e de caráter exploratório. A validação foi realizada por cinco especialistas e as principais sugestões desses foram em relação aos objetivos, diversificação das estratégias didáticas, ampliação do conceito da lógica interna, correção de terminologias e estruturação do material didático. Ao final da avaliação, as recomendações foram incorporadas na versão final. Sobre os valores do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) quanto a clareza, pertinência e aplicabilidade, alcançaram índices satisfatórios e excelentes. A hibridização de técnicas da pesquisa qualitativa/quantitativa se mostrou complementar para a validação da unidade didática. O material está pronto para ser implementado e a sua versão on-line será disponibilizada para auxiliar professores/ pesquisadores no planejamento e implementação de unidades didáticas.